Câmara da Capital do Rio Grande do Sul aprova lei de combate ao bullying

02/04/2010 00:26

Proposta prevê a instituição de uma política permanente antibullying nas escolas públicas ou privadas da Capital

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, por unanimidade na tarde desta quarta-feira um projeto com objetivo de combater o bullying (violência praticada contra colegas de escola). A proposta prevê a instituição de uma política permanente antibullying nas escolas públicas ou privadas da Capital.

"Estimular uma legislação específica que comprometa o Poder Público Municipal a desenvolver uma política de prevenção ao bullying é uma oportunidade que nossos professores, alunos e pais terão de debater o tema, criando possibilidades reais de se prevenir a violência, a intolerância, o preconceito o sofrimento e a humilhação", sustenta Mauro Zacher (PDT), autor do projeto.

O iniciativa considera prática de bullying as ameaças e agressões físicas como bater, socar, chutar, agarrar, empurrar; submissão do outro, pela força, à condição humilhante; furto, roubo, vandalismo e destruição proposital de bens alheios; extorsão e obtenção forçada de favores sexuais; insultos ou atribuição de apelidos vergonhosos ou humilhantes; comentários racistas, homofóbicos ou intolerantes quanto às diferenças econômico-sociais, físicas, culturais, políticas, morais e religiosas.

As informações são da Câmara de Porto Alegre.